O tema agroecologia é provavelmente o mais abrangente que vamos focar. A escolha da expressão a isso irá obrigar. Pretendemos estender a divulgação de investigação científica desde tecnologias largamente adotadas, como a produção integrada ou a agricultura biológica, a temas menos consensuais, como a discussão da base científica por detrás de técnicas ancestrais, ou a recuperação de culturas negligenciadas pela agricultura do último século e que podem vir a ter interesse económico.
É da nossa opinião que para ser sustentável, a agricultura de um país não pode recorrer apenas à adoção de soluções padronizadas, muitas vezes desenvolvidas noutros pontos do mundo, com sistemas agrícolas muito diferentes. Assim, a abertura à investigação com abrangência mais local tem razão de ser.
Este tema irá muitas vezes cruzar-se com os outros que aqui abordamos. Pensando no caso específico da agricultura portuguesa, estaremos a discutir um território cujo clima é uma raridade e que pede soluções à sua medida.
Deixe o seu comentário