Para além dos benefícios em termos de contaminação ambiental com químicos, os defensores da agricultura biológica muitas vezes referem os benefícios em termos nutricionais. Uma equipa do Porto decidiu verificar se de facto tal se verifica.
Dada a importância do consumo de antioxidantes e a popularidade que os frutos vermelhos têm ganho, foram verificar se diferentes sistemas de produção na cultura do morango poderiam potenciar a produção de compostos antioxidantes nestes frutos. Para além de serem uma cultura importante no nosso país, os morangos à partida são ricos em flavonoides, dos quais as antocianinas, que lhes conferem a cor, e também em taninos.
Na literatura científica em geral, o efeito dos sistemas de cultura na composição química dos alimentos não é consensual. Em particular este parece ser o primeiro estudo realizado em morangos para avaliar o seu conteúdo em polifenóis e a sua capacidade de proteger contra os radicais livres.
Os investigadores realizaram ensaios de campo ao longo de três anos na região Centro. Em talhões adjacentes, com as mesmas características edafo-climáticas, foram cultivadas quatro variedades de morangueiro, em modo de produção biológico e em protecção integrada. Os morangos foram colhidos quando atingiram o estado de maturação para comercialização, com 75% da superfície vermelha e imediatamente conservados para poderem ser analisados.
Os resultados são muito animadores para a agricultura biológica. A quantidade de compostos fenólicos foi cerca de 20% superior no modo de produção biológico, muito devido à grande diferença no teor em de antiocianinas, que em particular, foi superior em cerca de 30%. As amostras foram ainda testadas para a sua capacidade antioxidante, sendo esta também superior nos morangos de agricultura biológica. Não se verificaram diferenças significativas entre as quatro variedades testadas, o que vem evidenciar a robustez do efeito da agricultura biológica.
Com este estudo consegue-se clarificar um pouco mais os efeitos dos sistemas de agricultura na composição nutricional dos alimentos.
Saiba mais aqui.
Deixe o seu comentário