O desenvolvimento de veículos eléctricos para uso agrícola tem merecido grande atenção dos principais fabricantes de tractores, acompanhando a tendência para procurar alternativas aos combustíveis fósseis. No entanto, a disseminação de tractores eléctricos no campo exige tanto o desenvolvimento de maior autonomia e velocidade de carregamento como também a atenção ao desenvolvimento de redes para o carregamento em áreas rurais, que têm características particulares.
Em revistas científicas de engenharia encontram-se cada vez mais estudos sobre o desenvolvimento e a adaptação das redes de transportes e de logística à mobilidade eléctrica. Já na área agrícola podemos encontrar bastante investigação no desenvolvimento de tractores mais potentes e autónomos, mas ainda são poucas as soluções capazes de superar os problemas relacionados com a autonomia e a velocidade de carregamento, bem como o acesso à rede em zonas rurais isoladas.
Esta semana encontrámos um artigo, da autoria de investigadores de uma universidade sul-coreana, que vem trazer mais soluções para a transição do petróleo para novas fontes de energia em meio rural. Os investigadores desenvolveram um sistema com um super-condensador para carregamento de baterias, com um módulo fotovoltaico. Este sistema foi desenvolvido para ser usado em carros para transportar produtos e materiais dentro das explorações agrícolas.
O primeiro desafio para estes investigadores foi criar um sistema melhor do que os veículos já existentes, que usam baterias convencionais. Estas baterias levam muito tempo a carregar, o que dificulta o encadeamento de operações numa exploração. Têm também uma vida útil limitada. Assim, propõem o uso de um super-condensador, mais rápido a carregar.
O segundo desafio foi a fonte de energia para carregar, estando numa exploração e, por vezes, no meio do campo. Assim, recorreram a um módulo fotovoltaico, já que nesta área a eficiência é cada vez maior e estão a surgir cada vez mais máquinas agrícolas a energia solar, desde bombas de água a cultivadores, passando por sistemas de aquecimento e arejamento de instalações.
Segundo descrevem no artigo, o principal problema da energia fotovoltaica está no controlo da corrente e da quantidade de energia nos carregamentos. Pequenas diferenças de fabrico entre baterias podem levar a que haja sobrecarga numas e deficiente carga noutras, encurtando a sua duração.
Assim desenvolveram um sistema onde adaptaram um carrinho eléctrico de transporte 4×4, com capacidade para transportar até 300kg. Instalaram o painel fotovoltaico numa estrutura sobre o carro e o super-condensador por baixo do carro. O sistema foi comparado com a configuração original (comercial) destes carros, que utiliza uma bateria convencional. Foi comparado o carregamento tanto da bateria como do super-condensador ligados à rede eléctrica e carregados pelo fotovoltaico.
Os investigadores conseguiram que o sistema desenvolvido fosse de facto eficiente e funcional, capaz de distribuir de forma equilibrada a voltagem, evitando sobrecargas. A corrente e a voltagem deste sistema conseguiram manter-se dentro de valores seguros para os operadores.
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