A reciclagem e reaproveitamento de resíduos de cultura impõe-se cada vez mais, de forma a minimizar a produção de detritos e numa lógica que se enquadra cada vez mais nos princípios da economia circular.

Tendo em conta a grande quantidade de substrato que anualmente a cultura de cogumelos brancos gera em Espanha, uma equipa de química agrícola buscou formas de reaproveitar os substratos e encontrou uma forma de purificar águas poluídas com metais pesados e hidrocarbonetos. Sendo conhecida a capacidade de usar estes materiais biodegradáveis como correctores ou fertilizantes de solos e como biodegradantes de fitofármacos e outros poluentes, foi testada a possibilidade de usar os substratos para simultaneamente retirar compostos inorgânicos (metais pesados) e orgânicos (hidrocarbonetos aromáticos policíclicos) de águas poluídas, para subsequentemente utilizar a água para rega.

Nos ensaios que aqui divulgamos, os substratos de cultura testados provinham de culturas industriais, tendo sido produzidos a partir de compostagem de palha de trigo e camas de aves de capoeira e depois pasteurizados, utilizados para produzir cogumelos e descartados.

Os investigadores construíram filtros simples usando tubos de vidro cheios com substrato no meio e areia nas extremidades. A água foi poluída com fenantreno, chumbo e cádmio, tendo um pH inicial de 5,0. A água poluída foi então bombeada através das colunas filtrantes e analisada após filtragem, para medir o pH, a presença dos poluentes, de nitratos, cloretos e também nutrientes (NPK).

Os resultados dos ensaios demonstraram que o substrato teve grande capacidade de adsorção dos poluentes, sendo esta, no entanto, bastante dependente do pH da água, quanto maior o pH, maior a adsorção dos metais pesados (a interacção da água com o substrato leva a um aumento do pH). Já para o fenantreno, a capacidade de adsorção do substrato foi reduzida a partir de pH6,5.

A qualidade final da água filtrada demonstrou uma remoção total do fenantreno e uma remoção superior a 99% dos metais pesados, sendo esta água assim obtida passível de ser usada para irrigação.

Saiba mais aqui.