A gestão dos solos de vinha exige atenção à manutenção da produtividade e qualidade, juntamente com o consumo de água e a gestão de pragas e doenças. Sendo uma cultura que é frequentemente instalada em solos declivosos, a prevenção da erosão é de grande importância, tanto pela perda de solo como pela perda de nutrientes.

Diversas culturas de cobertura têm sido testadas em diferentes ambientes, com o objectivo de reduzir a erosão do solo e a perda de matéria orgânica, com resultados contraditórios entre estudos. Em geral, a literatura aponta para um aumento de matéria orgânica devido aos resíduos que se acumulam no solo e à menor mineralização destes em sistemas com não-mobilização. Outro factor com impacto na acumulação de matéria orgânica é a redução da erosão hídrica.

De forma a avaliar o impacto de uma cultura de cobertura do solo na acumulação de matéria orgânica nos solos de vinha, foi realizado um estudo na Sicília que comparou o efeito protector do solo em vinhas inclinadas. Para tal durante cinco anos parcelas contíguas de vinha, com declive igual foram divididas entre uma gestão convencional do solo, incluindo mobilização e cultura de cobertura. Ao fim de cinco anos foram feitas medições da matéria orgânica em três altitudes ao longo do declive e também nas zonas planas de várzea, também de vinha.

Em todas as parcelas observadas, houve um aumento significativo da matéria o5rgânica do solo, tanto no declive (9% de aumento em relação ao valor inicial) como na várzea (6% de aumento).

Os investigadores concluíram que o maior aumento de matéria orgânica no declive se deveu ao efeito de protecção que a cobertura do solo teve, prevenindo o arrastamento de partículas e nutrientes. Em 39 parcelas de vinha analisadas, estes resultados foram consistentes, mostrando ainda que a acumulação de carbono no solo está também correlacionada com o declive. Uma outra conclusão importante é o facto de a cultura de cobertura não acrescentar matéria orgânica por si mesma, sendo mais importante o seu efeito ao evitar o arrastamento e a erosão hídrica.

Saiba mais aqui.