As estevas são parte das paisagens semi-áridas e de solos pobres da região mediterrânica. A sua abundância em regiões onde pouco mais cresce vem despertando o interesse para estas plantas e para a possibilidade de as explorar. Esta semana divulgamos avanços no conhecimento desta planta e seu uso como parte da dieta de borregos.
Habitualmente a esteva é uma planta que só é procurada pelos ruminantes quando tudo o resto escasseia. O seu grande teor em taninos torna-a pouco interessante como parte da pastagem e, em geral, é considerada uma espécie pouco nutritiva e até tóxica quando ingerida em grandes quantidades. No entanto, verifica-se que em quantidades moderadas pode ter efeitos benéficos como anti-helmíntica, antioxidante e facilitadora da absorção da proteína ingerida. Os taninos também podem ter um efeito estabilizante da oxidação da carne e permitir um enriquecimento da gordura em ácidos gordos mais benéficos, reduzindo a tendência para a existência de ácidos gordos saturados na gordura dos ruminantes.
Em estudos realizados por investigadores nacionais, verificou-se que inclusão de estevas na dieta de borregos até 25% de matéria seca não teve efeitos negativos na produção e carne, quando usada como substituto da luzerna. O passo seguinte foi verificar se estes efeitos se mantinham em dietas com menor conteúdo de forragens e maiores teores de cereais e oleaginosas.
Em geral foram obtidos resultados encorajadores do uso moderado de estevas. Os investigadores verificaram que é possível em certos regimes utilizar estas plantas como substituto parcial (até 40%) de outras forragens sem efeitos negativos no crescimento dos animais, quando a restante dieta era contrabalançada com mais energia e proteína.
Talvez um dos resultados mais interessantes seja o efeito na redução da oxidação dos lípidos, reduzindo a deterioração da carne. Em contrapartida, em alguns casos os investigadores verificaram que o painel de provadores experientes identificou alguns sabores indesejados. No entanto estes não consideram que sejam capazes de influenciar negativamente a aceitação por parte dos consumidores.
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