A rega tem um importante impacto na produtividade e qualidade das uvas. Ao longo do ano as necessidades de irrigação variam, consoante a estação e a fase da cultura, mas existem ainda variações entre terroirs e castas que vêm introduzir maior complexidade nos cálculos das necessidades hídricas da vinha.

Os indicadores baseados em medições de temperatura são bastante eficientes a determinar as necessidades hídricas na vinha. No entanto, nem todos os indicadores térmicos são fáceis de usar e outros não são muito fiáveis. Daí que um trabalho de investigação conjunto de várias universidades ibéricas se tenha proposto encontrar um indicador térmico de stress hídrico que fosse fiável e fácil de usar em condições de campo reais. Os ensaios foram realizados na Herdade do Esporão, em duas castas: Aragonez e Touriga Nacional. E foram comparados quatro tipos de indicadores térmicos de forma a selecionar o mais expedito a determinar o estado hídrico da cultura: temperatura do copado, índice de stress hídrico da cultura, condutância estomática e o diferencial de temperatura entre o copado e o ar.

Ao longo do ano de 2013, foram feitas medições semanais de necessidades de irrigação, bem como medições ao longo do dia de dados agrometeorológicos. Usando câmaras com sensores térmicos foram obtidos dados da temperatura do copado por amostragem. Todos estes dados foram considerados para determinar a forma mais expedita de obter informação sobre o estado hídrico da cultura.

Foi então possível determinar a melhor hora do dia para monitorizar o estado hídrico da cultura, que será entre as 11h e as 14h. É nestas horas do dia que se verificam maiores diferenças no estado das plantas entre diferentes regimes de rega. Os investigadores consideraram que o índice de stress hídrico da cultura e a condutância estomática seriam os melhores indicadores das necessidades hídricas da vinha, mas uma vez que também encontraram uma relação estatística entre a condutância estomática e a temperatura do copado, confere grande potencial de uso na prática a este indicador simples de obter.

Ao realizar os ensaios em duas castas diferentes foi também possível determinar que não havia diferenças entre elas, sendo possível estabelecer uma mesma relação entre os diferentes indicadores.

 

Saiba mais aqui.