Chegámos à última semana de 2016! E como tal, chegou a hora de fazer um balanço deste ano de lançamento do Núcleo Agri.
Em primeiro lugar,um enorme agradecimento a quem nos tem acompanhado, lendo, comentando, pondo “gostos” no Facebook, ou falando connosco, quando nos encontramos.
Começámos a planear tudo ainda em 2015 e decidimos começar as publicações em Março, o mês do dia mundial da agricultura. Desde então, já aqui se escreveu sobre avanços em biotecnologia, plantas silvestres comestíveis e sistemas de informação geográfica.
Já tivemos posts sobre bovinos, caprinos, douradas, algumas espécies de insectos e até sobre caracóis. Ligados à terra, mas sem perder de vista o mar.
Nos vegetais, falámos de grandes culturas como o arroz, tomate, trigo e milho. Não nos esquecemos das perenes, como a vinha e a oliveira, nem das aromáticas e medicinais. Fomos até ao ponto de descobrir o que se passa com a produção de algas e descobrimos, contando com a colaboração dos especialistas, o quanto Portugal está à frente na produção destes organismos. E ainda houve tempo para o montado, nas componentes animal e vegetal.
Foi-nos possível ainda divulgar o quanto se faz em rega e como a agricultura de precisão é uma ferramenta cada vez mais importante na nossa agricultura. E ainda se gerou um bom debate sobre sistemas de mobilização do solo, que esperamos continuar a fomentar, para que mais possamos saber e potenciar a produtividade.
Por fim, também houve aqui espaço para debater o papel da economia e dos incentivos, tanto à produção, como à investigação.
Do lado dos nossos leitores, conseguimos chegar a mais de 14 mil pessoas no Facebook e tivemos mais de 4000 leituras da publicação sobre mobilização em barros.
Para o Núcleo Agri, 2016 foi um ano muito bom. Só o foi porque tivemos a vossa colaboração, lendo e comentando, ajudando a entender o que interessa a quem está no campo e também junto ao mar. Em 2017, estamos cá para fazer melhor.
Mas o mais importante é desejar a todos os que nos lêem um fabuloso 2017!
Deixe o seu comentário